INVERNO: os cuidados com a hidratação da pele e os claims suportados em testes clínicos de cosméticos

Por Marketing Personal Care / 21, Junho - 2023 / Categorias Inverno, Hidratação da Pele
Inverno

Fatores como alimentação, baixo consumo de água, estresse e hormônios podem influenciar na desidratação da pele. Ações externas, como a mudança de clima, também causam impactos não apenas na pele, mas também nas unhas e cabelos. Por isso, é tão comum a sensação de uma pele mais ressecada no inverno.

Nesta época do ano, a pele parece mais sensível e áspera que o normal, além de perder o brilho e apresentar a sensação de que está repuxando. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esses fatores se dão pela combinação de baixa umidade do ar, baixas temperaturas, redução do consumo de água e banhos muito quentes. Quando há uma rotina de banhos quentes, pode ocasionar a remoção da oleosidade natural de proteção da pele contra agentes agressores externos. Logo, ela não consegue reter a umidade.

Principais sintomas associados ao ressecamento da pele no inverno:

  • Alergias, vermelhidão e coceiras causadas pela perda de hidratação cutânea;
  • Descamação na zona T (testa, nariz e queixo);
  • Aspecto áspero e escamoso;
  • Áreas esbranquiçadas, sendo um indicativo de desnaturação das proteínas;
  • Opacidade;
  • Falta de vitalidade.

O efeito contrário também pode acontecer em algumas pessoas, isto é, a pele produzir uma quantidade maior de sebo (oleosidade) para proteger-se da desidratação. Em alguns casos, o banho quente favorece uma produção sebácea em excesso para compensar o que foi perdido, apresentando um aspecto mais brilhante e oleoso, podendo resultar na formação da acne.

Outro fator determinante é a alimentação. No inverno, é muito comum a preferência por alimentos mais gordurosos, ricos em carboidratos e doces, como o chocolate, que estimulam a produção da oleosidade. Por ser uma época mais fria, as pessoas também descuidam da ingestão de água, favorecendo para que a pele fique desidratada.

A pele do corpo tem uma tendência maior para ficar desidratada em comparação à face, uma vez que tem menos glândulas no corpo. Mas como o rosto fica mais exposto aos fatores externos, é preciso protegê-lo com formulações que formem uma barreira de defesa sobre a pele, que possam reter a perda de água e, assim, manter a hidratação facial. Vale lembrar que o corpo, mãos, lábios e cabelos também necessitam de atenção.

Cuidados essenciais com a pele na estação mais fria e seca do ano:

  • Ingestão de água: no inverno, é comum que as pessoas bebam menos água e a pele é um dos primeiros órgãos a sentir a falta de hidratação. Uma boa dica é adicionar chás à rotina diária, pois além de conter outros diversos nutrientes, a sua temperatura também pode ser mais agradável em dias mais frios;
  • Uso diário de protetor solar: em qualquer época do ano, o filtro de proteção solar é um item indispensável para o cuidado da pele, mas no inverno seu uso e seu consumo tendem a ser mais descuidados. Até mesmo um dia nublado pode causar manchas na pele. É recomendável o uso de protetor solar indicado para cada tipo de pele, que além de hidratar, pode proteger contra a radiação solar;
  • Evitar banhos muito quentes: a alta temperatura do chuveiro combinada a banhos mais longos contribui para que a pele perca o manto hidrolipídico, a camada responsável por manter a umidade da pele e protegê-la das agressões solares, infecções e irritações. Quando essa proteção é perdida, a pele pode apresentar sinais de ressecamento;
  • Suspender o uso de loções e cremes esfoliantes no inverno: esses produtos podem ser deixados de lado nesta época do ano, assim como as buchas de banho, dando lugar aos cremes hidratantes e umectantes, que formam uma barreira de proteção cutânea, hidratando e segurando a perda de água pela pele;
  • Evitar o uso excessivo de sabonetes: optar por sabonetes líquidos e suaves, pois eles têm o pH mais próximo do da pele, evitando se ensaboar muito para manter a pele mais protegida;
  • Uso de óleos corporais e hidratantes de banho: esses cosméticos ajudam na hidratação, combatem o ressecamento e a aparência esbranquiçada da pele;
  • Mãos e lábios também devem ser protegidos: há uma imensa variedade de produtos cosméticos que combatem o ressecamento e contribuem com a maciez e elasticidade dessas regiões do corpo. Especialmente no inverno, as mãos e lábios tendem a ficar mais ásperos, em alguns casos apresentam fissuras e rachaduras, o ideal é ter sempre um bom creme hidratante e protetor labial e aplicá-los sempre que necessário. Uma outra dica valiosa é fazer o uso antes de dormir, permitindo que o produto aja por um período mais longo.

O inverno também tem suas vantagens, é a época mais propícia para tratamentos dermatológicos e estéticos, como o peeling e outros procedimentos à base de ácidos, como o ácido retinóico e hialurônico, por exemplo. Essas abordagens promovem a renovação celular, reorganizando a estrutura e também a sustentação da pele, além de devolver maciez, viço e suavidade à pele; com isso, ela aproveitará ao máximo os cuidados cosméticos que virão em seguida e se manterá mais nutrida e protegida.

Como avaliar os benefícios de hidratação do seu produto cosmético e ser a escolha dos consumidores

Os cosméticos hidratantes, umectantes, séruns e loções são comumente usados para recuperar a hidratação fisiológica em condições de ressecamento da pele enquanto ajudam a prevenir e reduzir a evaporação da água, combater o envelhecimento celular e devolver o viço, permitindo que a pele se reidrate por dentro. No inverno, o uso de tais cosméticos deve ser intensificado e os consumidores estão mais atentos para uma boa rotina de cuidados diários, além de observarem os rótulos dos produtos para a pele e compará-los entre si.

A ALS Allergisa tem uma ampla base de dados de participantes de pesquisa, com mais de 30.000 pessoas cadastradas com os mais variados tipos e condições de pele. Por meio dos protocolos e métodos utilizados, é possível avaliar os efeitos de produtos cosméticos na hidratação da pele, sustentando claims que fazem a diferença no momento da escolha por parte dos consumidores, tais como:

  • Melhora a barreira natural da pele: equipamento de medição para avaliação da perda de água pela pele;
  • Suaviza e deixa a pele macia: autoavaliação;
  • Efeito hidratante, combate a desidratação e hidrata por até ‘x’ horas: avaliação da eficácia clínica e autoavaliação.

Os laboratórios da ALS Allergisa também conduzem estudos de eficácia de uma forma autopercebida, clínica e instrumental. As avaliações são feitas por profissionais da saúde altamente treinados, incluindo médicos dermatologistas, que acompanham todas as etapas da pesquisa clínica.

Destaque-se da concorrência e gere valor percebido para o seu consumidor. A equipe de especialistas da ALS Allergisa está pronta para ajudar a escrever a história da sua marca. Entre em contato pelo e-mail negocios@allergisa.com, venha conhecer as nossas instalações e identifique as melhores soluções para a sua linha de produtos cosméticos.

Referências:

https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

https://www.sbd.org.br/no-inverno-redobre-cuidados-com-a-pele-cabelos-e-unhas-avisam-especialistas-da-sociedade-brasileira-de-dermatologia/

This is just a simple notice. Everything is in order and this is a simple link.

Você quer ser voluntário? Entre em contato conosco!

+55 19 3517 6800

recrutamento@grupoinvestiga.com.br

Acesse a área de Relatórios e Documentos

CREATE ACCOUNT

FORGOT YOUR DETAILS?

TOP